Kumite

Kumite

Kumite significa luta ou combate, ou seja, é o momento onde o praticante de karatê pode utilizar as técnicas adquiridas durante seu treinamento. No Karatê-do, foram desenvolvidas diversas formas de kumite para aprimorar cada detalhe nos ataques, defesas, distâncias e estratégias do praticante

   Antigamente em Okinawa, o Karatê baseava-se quase que exclusivamente no Kata. Raramente a força de um soco ou bloqueio era medida pelo que se chamava Kakedameshi.

 

    Depois de sua introdução no Japão, o Karatê aos poucos foi se tornando popular entre os jovens e passou a receber influências de outras artes marciais do Japão. O Kumite passou a ser treinado no fim da década de 20, e foi estudado e aprimorado, e o Jiu Kumite (luta livre ) foi desenvolvido. Hoje o Kumite é amplamente praticado como método de treinamento.

Gohon Kumite

Cinco ataques iguais dado em cinco passos em linha reta pela mesma pessoa, finalizando com um contra-ataque do defensor dos golpes. O ataque é mencionado antes dos cinco movimentos.

Sanbon Kumite

Tres ataques diferentes dado em tres passos em linha reta, finalizando com um contra-ataque do defensor dos golpes. Os tres ataques são mencionados de uma vez antes dos movimentos.

Kihon Ippon Kumite

Um ataque dado em linha reta, que deve ser mencionado antes, com defesa e contra-ataque

Jiyu Ippon Kumite

Nesta forma de kumite, os praticantes são livres em sua movimentação, porém o ataque deve ser mencionado com antecipação e deve ter defesa e contra-ataque.

Jiyu Kumite

Combate livre, sem a necessidade de restrição de número de movimentos nem de menção dos ataques com antecipação.