Kihon

  KIHON - É a prática das técnicas fundamentais sem oponente, os ataques e as defesas devem ser praticadas regularmente, aplicadas com a máxima concentração e esforço possíveis, de uma maneira rápida e precisa. Isto é, as sessões de kihon permitem ao praticante melhorar a velocidade e a potência de suas técnicas, ao mesmo tempo em que tentam corrigir a respiração, os movimentos de pés e as posturas.

 

    As ações se exercitam de forma simétrica, pela direita e pela esquerda, o que leva a um desenvolvimento físico e técnico equilibrado. Ao melhorar o nível técnico dos estudantes e ao fazer-se mais equilibrado por ambos lados, estes se voltam espiritualmente mais equilibrados e em harmonia com a natureza. Sendo neste momento, quando surge realmente o entendimento do “Caminho”.

 

   Forma- O equilíbrio e a estabilidade são necessários para as técnicas básicas. Dando um pontapé -- onde só uma perna agüenta o peso de todo o corpo -- é um exemplo de técnica onde é importante o sentido do equilíbrio do karateka. Os movimentos de Karate implicam a mudança constante do centro de gravidade corporal, o qual exige um bom equilíbrio e um bom controle do corpo.

  Ademais, o karateka requer posições e posturas estáveis para dar um máximo impacto num golpe ou para resistir o máximo impacto de uma vez.

 

  Força e velocidade- A força se acumula com a velocidade. A energia muscular, por si mesma, não será capaz de fazer a ninguém sobressalente nem em artes marciais nem em qualquer outro esporte. A potência do kime numa técnica básica de karate se origina pela concentração máxima de energia no momento do impacto e isto depende muito da velocidade com que se produz a ação, não obstante, a velocidade é inefectiva sem controle.

   Para melhorar isto se precisa um completo conhecimento da dinâmica do movimento e sua aplicação.

 

  Concentração e relaxação da força- O maior nível de potência vem de concentrar a energia de todas as partes do corpo no objetivo, até então, o karateka deve permanecer descontraído e evitar gerar força desnecessária.

   Como princípio básico, a força será zero ao começo, atingirá cem no momento do impacto e voltará a zero imediatamente depois. Liberar-se da força desnecessária não significa relaxar a condição de alerta, sempre se tem de estar preparado e pronto para aplicar o movimento seguinte.

  Aumento da energia muscular- O conhecimento da teoria e dos princípios não tem valor se falta uma musculatura elástica, forte e bem treinada que permita realizar as técnicas. O fortalecimento dos músculos requer um adestramento constante.